Mercado global de smartphones deve encolher 3,2% em 2023, estima IDC

Consultoria revisa para baixo projeção de vendas de dispositivos neste ano, citando cenário macroeconômico desfavorável e lenta recuperação da demanda do consumidor
IDC projeta queda para o mercado de smartphones em 2023
IDC amplia projeção de baixa para o mercado de smartphones em 2023 (crédito: Freepik)

As remessas globais de smartphones devem cair 3,2% neste ano, totalizando 1,17 bilhão de unidades, de acordo com previsão da consultoria International Data Corporation (IDC). O número estimado de aparelhos enviados às lojas é uma revisão para baixo da projeção anterior. Em fevereiro, a IDC projetava queda de 1,1% em 2023.

Segundo a consultoria, a baixa mais acentuada no mercado de smartphones deve ocorrer em razão de diversos fatores, com destaque para a inflação contínua e a perspectiva econômica mais fraca. Apesar da potencial queda neste ano, a expectativa da IDC é de que o mercado se recupere já no ano que vem, com crescimento de 6%.

“Nossas conversas com canais, parceiros da cadeia de suprimentos e grandes OEMs [Fabricantes de Equipamentos Originais] apontam que a recuperação deve ficar mais para frente e o segundo semestre do ano será mais fraco”, diz Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC.

A consultoria ainda sinalizada que os estoques permanecem elevados em diversas partes do mundo e a demanda do consumidor tem se recuperado em ritmo mais lento do que se projetava, inclusive na China.

“Embora todos desejem ter estoque pronto para aproveitar a inevitável onda de recuperação, ninguém quer ficar preso segurando-o por muito tempo. Isso também significa que as marcas que assumem o risco, no momento certo, podem potencialmente colher grandes recompensas de ganho de participação”, acrescenta Nabila.

Diferentemente da IDC, a consultoria GfK se mostra menos pessimista em relação ao mercado de smartphones em 2023, com a sua previsão apontando estabilidade nas vendas. A estimativa da empresa leva em conta uma potencial recuperação na China ainda neste ano.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112