Mercado de telecom na Iberoamérica cresce 3,5% no 4T16

Argentina, México e Chile puxam crescimento em dólares constantes. Brasil teve desempenho negativo.

Estudo da Organização de Telecomunicações da Iberoamérica relativo ao quarto trimestre de 2016 mostra que os serviços de telecomunicações na região tiveram um crescimento em dólares constantes de 3,5% quando comparado com o desempenho de igual período do ano anterior, com receitas totais de US$ 36,7 bilhões. Argentina, México e Chile foram os países que mais contribuíram para esse crescimento.

 

Receitas de telecomunicações na América Latina
(Crescimento anual,%)

Grafico-Ingresos-de-Telecomunicaciones-en-Iberoamerica
Fonte: Unidade de Inteligência Competitiva com informações de órgãos reguladores e operadores – OTI

Já o Brasil, que responde pela maior fatia da receita dos serviços de telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura da região, com 28,9%, teve uma redução em seu desempenho de 1,9%. Pela metodologia de cálculo da entidade, as receitas de telecom brasileiras no 4T16 somaram US$ 10,87 bi, impactadas pela redução de assinantes em todos os serviços à exceção da banda larga fixa.

Entre os países que mais contribuíram para a melhoria do desempenho dos serviços de telecom na região está a Argentina, com uma expansão das receitas de 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isto se deveu em grande medida ao forte aumento de tarifas da ordem de 25%.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10821