Mercado de rede 5G tem queda de 10% no 1º trimestre, aponta Dell’Oro

Segundo a consultoria, inflação impactou o capex das operadoras e a capacidade de os consumidores adquirirem smartphones mais modernos; projeção é de nova queda no segundo trimestre
Mercado de core de rede 5G cai 10% no primeiro trimestre, indica Dell'Oro
Dell’Oro revisou para baixo a projeção para o mercado de core de rede 5G em 2024 (crédito: Freepik)

O mercado global de core de rede 5G teve queda de 10% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta a consultoria Dell’Oro, em relatório sobre o setor. A receita ficou em pouco mais de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,16 bilhões).

A empresa de análise especializada no mercado de telecomunicações indica que “ventos contrários” ainda atingem o setor, citando a inflação como um dos principais vilãos da baixa no trimestre de abertura de 2024.

Segundo o relatório, com o resultado apurado entre janeiro e março, o mercado de core de rede 5G registra desaceleração por cinco trimestres consecutivos. Além disso, a consultoria estima que mais um declínio deve ser observado no segundo trimestre deste ano.

“A média móvel de quatro trimestres desenvolveu uma tendência descendente sinistra durante três trimestres, à medida que os ventos econômicos contrários apertam sobre o mercado, movendo-se para o território negativo na taxa de crescimento anual no primeiro trimestre de 2024”, afirma, em nota, Dave Bolan, diretor de Pesquisa do Grupo Dell’Oro.

Na avaliação de Bolan, a inflação impactou a capacidade de algumas operadoras levantarem capital, além de dificultar a troca de telefones celulares mais antigos por modelos habilitados para o 5G.

“Muitas operadores de redes móveis reduziram os seus planos de capex e anunciaram que têm menos assinantes 5G do que o esperado em suas redes, o que limita os planos de crescimento”, assinala o diretor.

A Dell’Oro ainda anunciou que revisou para baixo a projeção de vendas de core de rede 5G para o consolidado deste ano. A previsão, antes de crescimento, passou para contração.

O relatório ainda mostra que, no primeiro trimestre de 2024, as receitas caíram na América do Norte, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e CALA (Caribe e América Latina). A região da Ásia-Pacífico, incluindo a China, teve crescimento em termos anuais.

A baixa do segmento registrada no primeiro trimestre segue tendência negativa apontada pela consultoria em outros relatórios. O mercado global de redes de acesso via rádio (RAN), levando em conta todas as gerações móveis, por exemplo, teve queda de 15% a 30% no mesmo intervalo, conforme dados preliminares.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1138