Mercado de Open RAN tomba 30% em 2024, aponta Dell’Oro
O mercado global de redes de acesso via rádio abertas (Open RAN, em inglês) está enfrentando um período difícil, indica a Dell’Oro. Relatório da consultoria mostra que as vendas do segmento acumulam queda de 30% nos nove primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O principal motivo da queda contundente na parcial de 2024 é o enfraquecimento do mercado de 5G em países como Estados Unidos e Japão, aponta a empresa.
Vale notar que, de acordo com o estudo, o mercado de Open RAN acelerou significativamente no intervalo de 2019 a 2022, crescendo cerca de 40 vezes. No entanto, as vendas diminuíram em torno de US$ 500 milhões em 2023, com o declínio sendo puxado notadamente pelos Estados Unidos. Sendo assim, a baixa ao longo de 2024 ocorre já em relação a uma base mais fraca.
“Em outras palavras, a trajetória de longo prazo é positiva, mas o quadro a curto prazo permanece turvo”, afirma Stefan Pongratz, analista da Dell’Oro responsável pelo relatório.
“Com a implementação de projetos greenfield de grande escala agora no passado, o sentimento mais amplo do mercado permanecerá incerto até que a atividade 5G nos EUA/Japão melhore, ou os projetos de modernização utilizando as mais recentes interfaces O-RAN ULPI sejam firmados”, acrescentou, se referindo à tecnologia de aperfeiçoamento de desempenho uplink.
Perspectivas
Com base no relatório, a Dell’Oro revisou para baixo as estimativas de curto para o mercado global de Open RAN, enquanto manteve inalterada a projeção de longo prazo. Dessa forma, a consultoria indica que o segmento deve representar uma “parcela de meio dígito” do mercado de RAN em 2024. Em 2025, o Open RAN deve abocanhar de 8% a 10% das receitas combinadas de redes de acesso via rádio.
Além disso, o relatório mostra que, no acumulado do ano até setembro, entre os fornecedores, o mercado de Open RAN tem sido liderado por Samsung, NEC e Fujitsu.