Melhora a experiência de vídeo do usuário brasileiro, diz agência

Claro liderou nesse quesito, mas foi seguida de perto por TIM e Vivo. Claro também liderou nas taxas de download e upload. TIM se mantém à frente na disponibilidade do 4G.

A experiência de vídeo no país vem melhorando, conforme aponta a área técnica da Anatel, que faz a comparação com base na medição da Opensignal para o consumo nacional e nas capitais brasileiras do último trimestre de 2019.

Segundo a agência,  a Claro liderou nessa métrica, mas  Vivo e TIM passaram de “Regular” para “Bom” e se juntaram à primeira colocada.

A Claro liderou também na métrica de experiência com aplicativos de voz  e  nas categorias de experiência com taxa de download e de upload. A operadora atingiu 21,5 Mbps em download e 7.6 Mbps em upload. Ambos estão ao menos 40% acima do segundo colocado, diz Anatel em seu Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações.  

A TIM lidera a métrica de disponibilidade 4G. Conforme o estudo,  os usuários da Opensignal clientes da prestadora estiveram conectados a uma rede de quarta geração 85,7% do tempo. Vivo e Claro ficaram próximas a 80%. A Oi permaneceu
abaixo de 70%, “provavelmente por não poder se valer da faixa de 700 MHz”, pondera o documento.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279