Medidor de banda larga do NIC.br passa a comparar desempenho por operadora

Sistema passa a reconhecer, também, redes IPv4 e IPv6. Aplicativo funciona em iOS e Android.

simet-iOSO Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) para dispositivos móveis, SIMET Mobile, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), passou a oferecer, a partir desta segunda-feira, 25, novos recursos de análise de desempenho de redes 3G, 4G e WiFi.

Agora o aplicativo consegue comparar a qualidade da conexão por operadora (e não mais por conjuntos totais de testes realizados) e a qualidade do acesso à internet por região. Neste caso, leva em conta o resultado dos testes realizados por outros usuários e traz resultados por tipo de atividade que o usuário desempenha na rede, como acessar a web, fazer chamadas VoIP, videoconferências ou assistir a vídeos.

A interface também foi remodelada, com exibição de gráficos e ilustrações para desempenho satisfatório, intermediário ou insatisfatório. O Simet Mobile também passa a realizar testes usando IPv6, mas apenas se a rede do local onde o usuário fizer o teste também oferecer este protocolo.

Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br à frente do sistema de medição, comenta que “essa é uma forma que o usuário tem de verificar os locais onde as operadoras já disponibilizam IPv6 e comparar, inclusive, o desempenho das redes IPv4 e IPv6, verificando qual delas está mais congestionada em determinadas localidades”.

Na opção de resultados, o sistema registra se o teste foi feito em rede IPv4 e IPv6, assim como o histórico das medições, que podem ser compartilhadas nas redes sociais ou enviadas por e-mail no formato PDF. Disponível para iOS e Android.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529