MCTI: Pansera assume Finep e Luis Fernandes é novo secretário-executivo

Nomes foram confirmados pela ministra Luciana Santos. Formalização no DOU deve ocorrer nos próximos dias.
MCTI: Pansera assume Finep e Luis Fernandes é novo secretário-executivo
Celso Pansera (à esq.) e Luis Fernandes compõem novo MCTI. (Foto: Reprodução/MCTI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) confirmou nesta quinta-feira, 19, a nomeação do professor Luis Fernandes para o cargo de secretário-executivo da pasta e do ex-ministro do órgão, Celso Pansera, como novo presidente da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.

Fernandes e Pansera estiveram reunidos com a ministra Luciana Santos nesta semana. De acordo com o MCTI, os postos serão oficializados no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Ainda nesta semana, a ministra empossou Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), como presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luis Fernandes

Luis Manuel Rebelo Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Ele já ocupou o mesmo cargo de secretário-executivo do MCTI no segundo mandato do governo Lula. Atualmente, é diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na sua trajetória, Fernandes também já foi presidente da Finep (de 2007 a 2011, e em 2015); diretor-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (de 1999 a 2002) e membro do Conselho Técnico-Cientifico – CTC da Capes (de 2018 a 2022).

Celso Pansera

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes, Celso Pansera foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2015 a 2016.

O ex-ministro atuou ainda como presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Como deputado federal, presidiu a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil e integrou diversas comissões da Câmara dos Deputados como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Educação; Cultura; e Fiscalização Financeira e Controle.

Pansera também participou da criação e tornou-se secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), lançada em maio de 2019 e que reúne entidades nacionais do setor, com o objetivo de preservar os recursos para a ciência. Foi ainda presidente o ICTIM – Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.

Com informações do MCTI

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596