MCom oficializa Hermano Tercius como novo secretário de telecomunicações

Assim como Max, seu antecessor, Hermano é servidor de carreira da Anatel. Substituição foi publicada no Diário Oficial da União.
Hermano Tercius, servidor de carreira da Anatel, é o novo secretário de telecom do MCom | Foto: Kayo Sousa/MCom
Hermano Tercius, servidor de carreira da Anatel, é o novo secretário de telecom do MCom | Foto: Kayo Sousa/MCom

O Ministério das Comunicações (MCom) oficializou nesta sexta-feira, 19, a nomeação de Hermano Tercius como novo secretário de telecomunicações. Ele substitui Maximiliano Martinhão, que recebeu o aviso de exoneração há uma semana.

A Secretaria de Telecomunicações (Setel) é responsável pela proposição de políticas e metas para o setor de telecom. É o chefe da pasta quem preside o Conselho Gestor do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) e do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), responsáveis por definir os critérios e aprovar os projetos.

A mudança na secretaria de telecomunicações marca o início de diversas substituições no time de comunicações . Há expectativas de novas equipes assumindo cargos, em breve, também na EACE, a entidade criada pelas compradoras da faixa de 26 GH no leilão 5G para conduzir a digitalização de escolas.

A presidência da EACE passa para Flávio Ferreira dos Santos, funcionário de carreira do Ministério da Gestão, no posto de diretor de TI do Banco de Brasília (BRB) até então. Carlos Saldanha, da Seja Digital, será o novo CFO da entidade. Está prevista também a chegada de Jhon Ribeiro, atual assessor do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em cargo ainda a definir.

Quem é Hermano Tercius

Assim como seu antecessor, Max, o novo secretário Hermano Tercius também é funcionário de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na qual ingressou também em 2005. Ocupou, entre outros, os cargos de gerente Regional nos Estados da Bahia e Sergipe, gerente de Suporte à Fiscalização, chefe de gabinete da Superintendência de Fiscalização e assessor no Conselho Diretor.

Tercius também foi assessor de gabinete do conselheiro Vicente Aquino. Nos últimos anos, está à frente da área de fiscalização.

Entre as últimas agendas como membro do Anatel, o agora secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom) representou a agência na cerimônia do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta sexta-feira, 18.

 

Hermano Tércius segura o prêmio de combate à pirataria ao lado do secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous | Foto: Jamile Ferraris/MJSP

A solenidade visa homenagear aqueles que se destacaram no enfrentamento efetivo contra a pirataria, ao contrabando e aos crimes contra a propriedade intelectual no ano de 2023. Hermano Tércius, recebeu o prêmio ainda como superintendente de Fiscalização da Anatel, “pelos esforços da agência e de seu corpo técnico e diretivo no combate à pirataria de conteúdo audiovisual e pela criação do Laboratório Antipirataria da Anatel”, de acordo com a pasta.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112