MCom defende que G20 adote indicador de custo para internet

Parâmetro de “acessibilidade econômica” em estudo seria a definição de um percentual máximo no orçamento familiar médio a ser comprometido para conectividade.
Secretário de telecomunicações, Hermano Tercius (à direita), defende indicador de custo | Foto: G20 Brasil
Secretário de telecomunicações, Hermano Tercius (à direita), defende indicador de custo | Foto: G20 Brasil

Em reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Digital do G20, nesta segunda-feira, 9, o secretário de telecomunicações, Hermano Tercius, defendeu a adoção de um indicador para o custo máximo da conectividade por família. A busca de um parâmetro faz parte do acompanhamento da inclusão digital. 

A ideia de harmonizar indicadores de conectividade significativa entre os países membros do G20 é uma das prioridades discutidas no âmbito do GT de Economia Digital desde o início dos encontros, em fevereiro. A “acessibilidade econômica” é um dos pontos defendidos pelo Ministério das Comunicações (MCom), estabelecendo um “percentual do orçamento familiar médio destinado à internet, tornando essa métrica mais concreta e objetiva”, segundo nota do fórum.

Esta é a 5ª reunião técnica do GT, que desta vez é sediada em Maceió (AL). O encontro vai até sexta-feira, 13, quando deve ser divulgada uma declaração ministerial (saiba mais abaixo). 

O MCom, por sua vez, destacou análise do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do órgão, Jeferson Nacif, de que há expectativa de “melhorar a política pública brasileira com base em experiências internacionais” ao final dos dias de discussões nesta semana.

“Indicadores harmonizados globalmente poderão ser construídos, aprovados e utilizados. E assim a gente vai ter comparativos globais harmonizados”, disse Nacif.

O coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniel Cavalcanti, ressaltou que discute-se também outros requisitos da conectividade significativa, como as habilidades digitais. 

Declaração ministerial

De acordo com o representante do Grupo de Trabalho de Economia Digital da Trilha de Sherpas do G20, embaixador Luciano Mazza de Andrade, do Ministério de Relações Exteriores (MRE), o foco das discussões nos próximos dias está na finalização da minuta da declaração ministerial e seus anexos. O documento reunir recomendações baseadas em relatórios técnicos do GT.  

A declaração será apresentada na sexta-feira, 13, quando haverá uma reunião ministerial de Economia Digital, reunindo representantes dos países do G20.

Com informações do G20 e MCom*

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11077