Maximiliano Martinhão deixa o MCom. Hermano Tercius assumirá.

Martinhão volta à Anatel. Hermano Tercius, atual superintendente de fiscalização vem da agência, assume a Secretaria de Telecomunicações do MCOM. Mudanças feitas pelo ministro Juscelino Filho atingem também a EACE, que terá como presidente Flávio Ferreira, do BRB.

Maximiliano Martinhão

O ministro Juscelino Filho começou o ano promovendo mudanças na estrutura do Ministério das Comunicações. Em reunião ontem, 11, desligou da secretaria de telecomunicações o engenheiro Maximiliano Martinhão (foto). Em seu lugar, deve assumir o atual superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius. As mudanças serão oficializadas nos próximos dias.

Martinhão é conhecido do setor. Funcionário de carreira da Anatel desde 2005, está há três governos no Executivo coordenando políticas públicas de telecomunicações. De 2011 a 2016 foi Secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. De 2016 a 2017 foi Secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. De 2017 a 2018 foi Presidente da Telebrás. De 2018 a 2019 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do  MCTIC. De 2019 a 2020 foi Assessor Especial no MCTIC, e mais tarde, até 2022, Secretário de Radiodifusão. Desde 2023 comandava a Setel.

Hermano Tercius também é funcionário de carreira da Anatel, na qual ingressou também em 2005. Ocupou, entre outros, os cargos de gerente Regional nos Estados da Bahia e Sergipe, gerente de Suporte à Fiscalização, chefe de gabinete da Superintendência de Fiscalização e assessor no Conselho Diretor. Foi assessor do gabinete do conselheiro Vicente Aquino. Nos últimos anos, está à frente da área de fiscalização, executava iniciativas de combate à pirataria de produtos de telecomunicações levadas as cabo pela Anatel.

Mudanças também na EACE

Há ainda mudanças previstas na EACE, a entidade criada pelas compradoras da faixa de 26 GH no leilão 5G para conduzir a digitalização de escolas. A presidente, Paula Martins, dará lugar a Flávio Ferreira dos Santos já na próxima segunda-feira, 15. Ferreira é funcionário de carreira do Ministério da Gestão e atualmente ocupa o posto de diretor de TI do Banco de Brasília (BRB). Passará a executar o projeto de conexão de escolas, à frente da entidade que tem um orçamento de R$ 3,1 bilhões.

A EACE também deve receber Jhon Ribeiro, atual assessor do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em cargo ainda a definir, e também Carlos Saldanha, da Seja Digital, como CFO.

A entidade responde ao GAPE, grupo da Anatel, governo e operadoras, que define a alocação dos recursos e é presidido pelo conselheiro Vicente Aquino.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279