Marcelo Alves da Silva é o novo Superintendente de Fiscalização da Anatel

Marcelo Alves da Silva substitui Hermano Tercius, que assumiu a Secretaria de Telecomunicações do MCom neste ano

(crédito: Freepik)

A Anatel publicou nesta quarta-feira, 24, a portaria que define o novo superintendente de fiscalização: Marcelo Alves da Silva. Ele já ocupava a posição de substituto da SFI e vai agora definitivamente para o posto que era ocupado por Hermano Tercius, cedido ao Ministério das Comunicações para a função de Secretário de Telecomunicações.

Alves é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especialização em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ingressou no setor de telecomunicações como engenheiro em 1996, na CTBC Telecom, então única empresa privada do setor.

É servidor de carreira da Anatel desde 2015, onde já atuou como especialista na Superintendência de Planejamento e Regulamentação, chefe de assessoria e gerente de fiscalização na Superintendência de Fiscalização e assessor no Conselho Diretor.

A SFI vem tocando projetos importante da Anatel de combate à pirataria e à distribuição de produtos não homologados. É a área responsável pela iniciativa de bloqueio de IPs de TV Box piratas, que permitam acessar conteúdos de TV paga surrupiados de serviços legítimos. Também é o departamento responsável por negociações com plataformas de comércio eletrônico a fim de evitar a exibição de anúncios de produtos clandestinos. E coopera com outras autoridades em portos e aeroportos para conduzir apreensões de equipamentos fora de conformidade no país.

Também é a SFI que fiscaliza instalações de empresas de telecomunicações, uso do Fust, compromissos das operadoras, e arrecadação das taxas setoriais.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4468