Alares compra a Azza e assume o quarto lugar,entre os ISPs, no mercado de banda larga de SP

O valor do negócio é de R$ 188 milhões para uma base de clientes de 133 mil. Denis Ferreira, CEO da Alares, espera promover a integração das duas empresas em seis meses.
Denis Ferreira, CEO Alares
Denis Ferreira, CEO Alares

Atualizada em 18/07

A Alares anunciou hoje, 17, a compra da Azza Telecom, provedor regional de internet que atua em 48 municípios paulistas, entre eles Sorocaba. O valor do negócio é de R$ 188 milhões para uma base de clientes de 133 mil, ou R$ 1,41 mil por cliente. O CEO da Alares, Denis Ferreira, disse ao Tele.Síntese, que espera concluir a integração das empresas em seis meses, integração essa a ser iniciada após o aval dos reguladores da concorrência – Cade- e setorial de telecomunicações, Anatel.

“A Azza é um provedor com uma governança muito boa e pretendemos fazer uma integração rápida e eficiente”, afirmou Ferreira. Com essa aquisição, a Alares, que teve sua origem na região Nordeste, passa a se tornar o quarto maior ISP de banda larga de São Paulo, com 317 mil assinantes residenciais e empresariais.

O market share da banda larga fixa de São Paulo, conforme os últimos números da Anatel, é o seguinte: 1) Claro: 4,47 milhões; 2) Vivo: 4,39 milhões; 3) Desktop: 1,07 milhão; 4) Alloha Fibra 390 mil; 5) Vero Internet 370 mil; 6) Alares + Azza 320 mil; 7) TIM 230 mil

A Alares está presente atualmente em 180 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Com mais essa aquisição, passará a estar presente em 228 municípios e a atender mais de 765 mil clientes. A operadora é  líder de mercado em 40% das cidades onde atua, e vice-líder em outras 24% das cidades.

Ferreira salientou que essa aquisição se alinha à estratégia de fortalecer a atuação da operadora na região Sudeste, iniciada com mais intensidade no ano passado, quando foi concluída a aquisição da Webby Internet, que tinha 115 mil clientes.

O processo de integração também permitirá compartilhar as melhores práticas, produtos e serviços existentes em ambas as operadoras. “Temos parcerias para distribuição de serviços de streaming e entretenimento como Globoplay, Max, Paramount+ e Deezer, assim como outros serviços digitais como Telemedicina e Cybersecurity, e levaremos todas essas vantagens à operação da Azza Telecom. Também estamos estendendo tecnologia XGSPON aos nossos mercados, criando novas possibilidades de produtos. Vamos, também, acelerar os negócios nos segmentos B2B e Atacado”, complementa Alejandro Contreras – diretor de Marketing e Atendimento.

Fato Relevante

No fato relevante enviado hoje à CVM, a Alares informa que a oferta total pela Azza Telecom é de  R$ 188,745 milhões, que poderá ser ajustado, para mais ou para menos, de acordo com determinadas premissas do contrato usuais a esse tipo de operação,  sendo que R$ 94.372.500,00 serão pagos na data do fechamento da operação e o restante em 5 (cinco) parcelas consecutivas, a cada aniversário da data de fechamento.

A Azza  apurou receita bruta de R$ 164,912 milhões e EBITDA de R$ 60 milhões.

  • A matéria foi atualizada para agregar o market share das operadoras nacionais de telecomunicações no estado
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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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