Mais de 1,5 mil municípios, só uma operadora de celular
O Brasil é mesmo o país de contrastes. E o mercado de telefonia celular não poderia deixar de refletir isso. Embora o mercado brasileiro seja considerado um dos mais competitivos do mundo na área da telefonia celular pelo Índice Herfindahl-Hirschman (IHH), em termos de números de acessos por operadora, 6% de sua população só conhece uma única prestadora de serviço, ou 12 milhões de pessoas tem o serviço de uma única empresa.
E essas pessoas moram em 1,5 mil cidades brasileiras. Mesmo assim, as empresas estão lá por obrigação de cláusulas de editais da Anatel, já que são essas as cidades as quais a Anatel acredita que não há mercado atraente.
Conforme o relatório da área técnica 84% da população brasileira mora em cidades com quatro empresas de celular para escolher. Nas demais há pelo menos duas empresas competindo entre si.
Mas se a competição na telefonia móvel está equacionada no mercado nacional, há problemas de concentração em algumas unidades da federação, conforme apontam o relatório de mercado da Anatel. A Vivo, por exemplo, tem 76,7% do market share do Espírito Santo e 66,5% do mercado do Acre. A TIM, 56,1% do mercado do Paraná e 43,6% do mercado de Santa Catarina; e a Claro 42% da fatia de Goiás e 44,6% de Rondônia. A Oi tem poder de mercado no Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba.