Ligga e Unifique são autorizadas a usar os 700 MHz

Entrantes no 5G, Ligga e Unifique também pediram para acessar a faixa de 700 MHz a fim de complementar a cobertura da faixa de 3,5 GHz

Foto: Unsplash

A Anatel publicou hoje, 22, o extrato das autorizações para que as operadoras regionais Ligga Telecom e Unifique utilizem o espectro de 700 MHz ocioso, em caráter secundário.

Trata-se da faixa de frequência que foi arrematada em 2021 e devolvida em 2023 pela Winity. Além delas, Brisanet e Cloud2U (iez! telecom) já tinham recebido o aval para usar o espectro ocioso em caráter secundário.

O extrato, porém, é um termo mais sucinto e sem detalhes da autorização – não traz, por exemplo, a lista das cidades em que as operadoras poderão usar a faixa. Esta lista consta dos Atos emitidos pela Superintendência de Outorga e Recursos a prestação, que até o fechamento desta reportagem, seguiam fechados à consulta pública.

O Tele.Síntese apurou que o volume de cidades solicitado pelas empresas é alto, e que a publicação definitiva dos atos é que vai dizer se obtiveram autorização para uso em todas as localidades solicitadas.

A Ligga Telecom fez pedidos juntamente com a Sercomtel. As empresas são do mesmo grupo paranaense, controlado pelo investidor Nelson Tanure. Solicitaram acesso ao espectro em 1.140 cidades nos estados em que adquiriram espectro de 3,5 GHz – ou seja, todos os estados da região Norte, além de São Paulo e Paraná.

Já a Unifique, por sua vez, solicitou o uso da faixa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

As condições de uso solicitadas por Ligga e Unifique são para ativação dos 700 MHz ao longo dos próximo 18 meses, como previsto na decisão do Conselho Diretor que deu mais prazo para as entrantes ligarem a rede nesta faixa em caráter secundário.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4240