Liberty Global compra 5% das ações da Vodafone por 1,2 bilhão de libras
A Liberty Global adquiriu uma participação de quase 5% na Vodafone. A transação, no valor de 1,2 bilhão de libras esterlinas (aproximadamente R$ 7,6 bilhões), foi anunciada pela operadora britânica nesta terça-feira, 14.
Na prática, a Liberty Global comprou 1,3 bilhão de ações da Vodafone, o que representa 4,92% do total de papéis da gigante de telecomunicações. Ao jornal “Financial Times”, a companhia norte-americana informou que não busca um assento no conselho de administração e não considera fazer uma oferta para adquirir a empresa britânica.
Apesar da aquisição de ações, a Liberty Global é rival da Vodafone no Reino Unido. A companhia norte-americana, em parceria com a espanhola Telefónica, é dona da Virgin Media O2.
Com este movimento, a Liberty Global se junta a outras empresas de telecomunicações e de outros setores que aproveitaram um período de fraco desempenho da Vodafone para obter participação na empresa.
Em setembro do ano passado, o bilionário francês Xavier Niel anunciou que havia adquirido 2,5% de participação na companhia britânica. A operadora Etilasat, dos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, ficou responsável por 13% das ações.
A Liberty Global, de todo modo, tem se destacado nos negócios realizados no setor de telecomunicações europeu. Em 2021, fez a fusão da Virgin Media com a O2, em um acordo de 31 bilhões de libras. Anos antes, em 2018, vendeu ativos na Alemanha e no leste europeu que totalizaram aproximadamente 18,5 bilhões de euros.