Kineis lança primeiros nanossatélites em 18 de junho

Kineis terá constelação de 25 nanossatélites focados na entrega de serviços de internet das coisas, que vão da monitoração de florestas ao rastreamento logístico.

A operadora de satélites de baixa órbita Kineis vai lançar seus primeiros 5 nanossatélites na próxima semana, em 18 de junho. O foguete Electron, da Rocket Lab, será utilizado para colocar os artefatos no espaço, partindo do Complexo de Lançamento 1 do Rocket Lab, na Península de Māhia, na costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Com o lançamento, começa a tomar forma uma constelação de 25 nanossatélites, a primeira rede europeia do tipo dedicada à entrega de serviços de internet das coisas. Outros quatro lançamentos ainda serão feitos para completar a rede especial. Todos estão previstos para acontecer entre este mês o o início de 2025.

Foguete parte de base de lançamento (Imagem: divulgação)
O primeiro lançamento de satélites da Kineis acontece em18 de junho. Outros 4 acontecem até 2025 (Imagem: divulgação)

A Kineis recebeu financiamento de € 100 milhões há quatro anos para executar o projeto, prestes a se concretizar.

A Rocket Lab é uma lançadora experiente de foguetes. Embora menos conhecida que concorrentes como SpaceX, possui tecnologia semelhante, e desde 2017 faz voos regulares com o lançador Electron. Colocar os primeiros satélites Kineis no espaço será a 50ª missão do veículo.

Além do Complexo de Lançamento na Península de Māhia, a Rocket Lab é dona de um centro de controle da localizado em Auckland, a capital econômica do país, a cerca de 500 km da base.

O lançamento é motivo de orgulho para a França, país de origem da Kineis. Para o lançamento, a Rocket Lab criou o emblema acima, com a frase "No Time Toulouse", reverenciando a cidade francesa Toulouse, mas criando um trocadilho com a expressão em inglês "No Time to Lose", que significa "sem tempo a perder". 
O lançamento é motivo de orgulho para a França, país de origem da Kineis. Para o lançamento, a Rocket Lab criou o emblema acima, com a frase “No Time Toulouse”, reverenciando a cidade francesa Toulouse, mas criando um trocadilho com a expressão em inglês “No Time to Lose”, que significa “sem tempo a perder”. 

Brasil no mapa

A Kineis tem planos de operar no mundo inteiro, e montou subsidiárias nos Estados Unidos, Singapura e Brasil. A empresa recebeu aval da Anatel em dezembro de 2023 para comercializar seus serviços no país.

A constelação para IoT terá como foco a oferta de serviços voltados à prevenção de riscos naturais (detecção de incêncios florestais, inundações, secas, poluição etc.); ao agronegócio (rastreabilidade de animais); à infraestrutura (monitoramento de redes de energia, transporte e logística), e à produção científica.

 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469