KDDI e SoftBank escolhem Ericsson para criar rede RAN multi-operadora no Japão

A solução já está disponível comercialmente e está habilitado para 4G e 5G, além de para as técnicas de comunicação FDD e TDD
Crédito: Freepik

KDDI e SoftBank selecionaram a Ericsson como fornecedor de equipamentos para o que clamou ser a primeira rede RAN multi-operador do Japão. A solução Rede de Acesso de Rádio Multi-operadores (MORAN) já passou pelas verificações e está disponível comercialmente.

Foram utilizados os produtos do Ericsson Radio System, como RAN Compute, rádio e transporte, contando com o sistema-em-um-chip Ericsson Silicon. Os equipamentos oferecem suporte para TDD (Time Division Duplex) e FDD (Frequency Division Duplex), bem como 4G e 5G Novo Rádio (NR).

Em sites industriais ou campus, a rede local e a pública podem compartilhar a rede de acesso de rádio. A companhia afirmou que isso possibilitará usos mais flexíveis e eficientes para os provedores entregarem as redes.

A Ericsson já era fornecedora de rádio 5G da KDDI e da SoftBank. Este ano, a fabricante anunciou que pretende mergulhar de cabeça na padronização do OpenRAN no mundo. (Com assessoria de imprensa)
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596