Itaú Unibanco tem lucro de R$ 7,4 bilhões no 1T22
O Itaú Unibanco registrou resultado recorrente de R$ 7,4 bilhões no primeiro trimestre de 2022, com alta de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior e retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 20,4%.
Entre os fatores que mais influenciaram os resultados estão o crescimento da margem financeira com clientes, impulsionado pelo maior volume de crédito e pela mudança de mix de produtos, com maior crescimento relativo de produtos com melhores spreads e crescimento das receitas com cartões, devido a maior faturamento.
O custo do crédito do banco totalizou R$ 7,0 bilhões no primeiro trimestre, alta de 69,5% quando comparado ao mesmo trimestre do ano passado. Esse aumento ocorreu pelo crescimento de 57,8% da despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa (PDD), em razão da expansão da carteira de crédito de varejo ao longo do período.
A carteira de crédito total cresceu 13,9% ante o primeiro trimestre de 2021, atingindo R$ 1.032,2 bilhões em março 2022. Na carteira de pessoas físicas, o aumento está relacionado aos volumes de linhas associadas a crédito garantido, como imobiliário (44,5%), e também de outras linhas, como cartão de crédito (41,4%), na comparação com o mesmo período de 2021.
As receitas de serviços e seguros cresceram 9,6% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, impulsionadas pela expansão das receitas com cartão de crédito e débito, tanto em emissão quanto em adquirência e em maiores receitas em tarifas de conta corrente, em especial no segmento de pequenas e médias empresas. Além disso, o aumento de prêmios ganhos contribuiu para o crescimento de 24,1% dos resultados de seguros, no mesmo período.
As despesas não decorrentes de juros alcançaram R$ 12,8 bilhões no primeiro trimestre de 2022, com aumento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a inflação acumulada foi de 11,3%. O programa de eficiência do banco tem contribuído de forma decisiva para essa performance. Nesse sentido, o índice de eficiência (acumulado nos últimos 12 meses) melhorou 3,8 pontos percentuais em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, refletindo ganhos de produtividade por meio do contínuo investimento em tecnologia e atingindo o menor patamar desde 2016.
A relevância dos meios digitais na atração e atendimento dos clientes do banco segue em ascensão. Nesse trimestre, foram adquiridos 5,7 milhões de clientes digitalmente, um crescimento de 55% comparado ao primeiro trimestre de 2021. Além disso, 66,1% das contratações de produtos por pessoas físicas foram realizadas digitalmente.
A satisfação de usuários dos canais digitais medida através do NPS (net promoter score) do Super App (canal mobile para pessoa física) segue em patamar muito elevado, de 70 pontos. O iti ultrapassou a marca de 16,7 milhões de clientes – sendo 2,1 milhões de novos clientes apenas no primeiro trimestre de 2022.
Em abril de 2022, o Itaú Unibanco anunciou a captação de R$ 1 bilhão em Letras Financeiras Verdes no mercado local com a International Finance Corporation (IFC). Trata-se da primeira operação de Letra Financeira verde do Itaú Unibanco e a primeira vez que o IFC utiliza esse instrumento no Brasil. Os recursos serão utilizados para apoiar o financiamento de veículos elétricos, híbridos e multicombustível.
Ainda em abril deste ano, o Itaú Unibanco captou US$ 62,5 milhões no exterior via private placement verde. Trata-se do primeiro green bond do banco abaixo de seu Sustainability Finance Framework, documento que define as diretrizes para a emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis. Essas captações fazem parte da estratégia ESG do Itaú Unibanco de fomentar uma economia de baixo carbono e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
(com assessoria)