Itaú é marca mais valiosa do país

Além da marca Itaú avaliada em US$ 8 bilhões, o Bradesco ocupa a terceira posição, US$ 5,9 bilhões, e o Nubank, a sétima, US$ 3,5 bilhões.
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Crédito: DivulgaçãoItaú, 

A marca mais valiosa do país pelo segundo ano consecutivo é o Itaú, com valor de mercado de US$ 8 bilhões, conforme o ranking da BrandZ Brasil produzido pela Kantar, consultoria global especializada em dados e insights. Os resultados do estudo são frutos de uma análise do desempenho das empresas ao longo do ano, além de considerar a opinião do consumidor.

Além do Itaú, outras quatro instituições financeiras aparecem na lista, sendo que duas delas marcam presença no Top 10: o Bradesco ocupando, o terceiro lugar com um valor de US$ 5,9 bilhões; e o Nubank, em sétimo lugar, com US$ 3,5 bilhões.

Foram avaliadas para esta edição 50 empresas que atuam em 15 categorias diferentes. Os três principais setores contemplados foram banco (que corresponde a 25% do total, com US$ 19,5 bilhões de valor), Bebidas Alcoólicas (23% e US$ 18,1 bilhões, respectivamente) e Varejo (13% e US$ 10,2 bilhões).

Diferenciais do Itaú

Para a Kantar, o bom desempenho apresentado pelo Itaú em uma categoria tão competitiva como o mercado financeiro é decorrente da forma como o banco se diferencia ao atualizar constantemente os serviços oferecidos aos clientes. Isso sem contar a forma como se comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público.

O Top 10 do BrandZ Brasil 2021/22 ainda contempla Brahma na segunda posição (US$ 6,5 bilhões), Skol na quarta (US$ 5,9 bilhões), Claro na quinta (US$ 5,1 bilhões) e Magazine Luiza na sexta (US$ 4,7 bilhões).

Completam o ranking Petrobras (US$ 2,6 bilhões), Vivo (US$ 2,6 bilhões) e Antarctica (US$ 2,4 bilhões).

Apesar de ser um misto de marcas tradicionais e jovens, todas têm um nome forte no mercado e conseguiram driblar os desafios dos últimos dois anos por investirem em brand equity. A estratégia visa entender como os consumidores se conectam à empresa e, a partir desses dados, descobrir os pontos positivos que podem ser trabalhados para fortalecer a presença no mercado.

(Com assessoria)

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Redação DMI

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