Intel investe em chips em seis países da UE
Crédito: Freepik
A Intel optou pela Alemanha para instalar um complexo de fabricação de microprocessadores. A iniciativa faz parte do primeiro investimento do total de US$ 88 bilhões que uma das maiores fabricantes de chips pretende realizar no continente europeu. A expectativa é que as novas fábricas alemãs entrem em operação até 2027.
A fabricante norte-americana de semicondutores planeja investir em seis países europeus, o que inclui a expansão de uma fábrica na Irlanda, a criação de uma fábrica de design e pesquisa na França e um local de montagem e empacotamento na Itália.
Os investimentos iniciais serão da ordem de 33 bilhões de euros, considerando 17 bilhões de euros na Alemanha, onde a indústria automotiva provavelmente será o principal cliente de chips sofisticados, produzidos com tecnologia de 2 nanômetros.
A Intel planeja construir duas fábricas em Magdeburg, na Alemanha, gerando 7 mil empregos na construção, 3 mil postos de trabalho permanentes na empresa e dezenas de milhares adicionais em fornecedores e parceiros.
Além disso, a fabricante de chip tem planos de ampliar o laboratório na Polônia e criar laboratórios na Espanha para computação avançada, em parceria com o Centro de Supercomputação de Barcelona.
A agenda de expansão da Intel na Europa na próxima década, que envolve investimentos de US$ 88 bilhões foi anunciada em setembro de 2022 por Pat Gelsinger, presidente-executivo da companhia. A definição das localidades está atrelada à iniciativa de alguns governos europeus oferecerem incentivos significativos para convencer a fabricante a investir em seus países.