Intel inclui Brasil em programa mundial de capacitações em IA
A Intel anunciou nesta quinta-feira, 15, a conclusão dos treinamentos para o programa Intel ® AI For Youth, projeto mundial da empresa para capacitação em Inteligência Artificial, implementado pela primeira vez no Brasil. A iniciativa consiste em treinar professores para impulsionar a formação de alunos.
A chegada ao Brasil ocorre em parceria com o Centro de Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.
A primeira fase foi o treinamento de cerca de 40 professores no modelo train-the-trainer, ou seja, os profissionais já treinados compartilham o conhecimento para novos instrutores para multiplicar os educadores e estudantes na área. Esse primeiro grupo recebeu certificado de conclusão nesta semana.
Já os alunos atendidos são jovens de 13 a 19 anos. Eles aprendem habilidades em ciência de dados, visão computacional e codificação no entendimento da construção de soluções de IA.
A diretora-geral da Intel para América Latina, Gisselle Ruiz Lanza, explica que o programa Intel® AI For Youth faz parte da meta global da empresa de expandir conhecimentos em tecnologia.
“Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel® Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”, afirmou Lanza em nota.
As capacitações buscam diminuir o gap de profissionais na área de Tecnologia da Informação. “Temos muitas vagas, mas poucos profissionais qualificados para preenchê-las. Por isso programas como o Intel® AI For Youth são tão importantes. Com a iniciativa, conseguimos nutrir nos jovens o interesse por tecnologia, apresentar para eles uma possível carreira que vai ter um futuro longevo e cada vez mais essencial para os ecossistemas de negócios do mundo”, destaca Lanza.
O Intel® AI For Youth está presente em de 27 países. Na América Latina, além do Brasil, já há implementação na Argentina, Costa Rica e México.
*Com informações da assessoria de imprensa