Brasil e Reino Unido se unem para financiar tecnologias para smart city

O financiamento de tecnologias para smart city virá de chamamento público e faz parte da cooperação bilateral em inovação assinada pelos ministros dos dois países.

shutterstock_24Novembers_Banda_Larga_cidade_digital_geral_segurancaEm breve, MDIC e Innovate UK, agência de inovação do Reino Unido, vão lançar uma chamada para empresas brasileiras e britânicas financiada pelo Newton Fund, fundo britânico para desenvolvimento científico, pelo BNDES e pela Empresa Brasileira de Inovação Industrial (EMBRAPII).

A chamada será voltada para projetos de desenvolvimento de tecnologias para smart cities e ambientes urbanos sustentáveis, e envolve internet das coisas, big datasmart grids, tecnologias de transporte multimodais e para controle de tráfego, energia limpa, controle e gasto de água e infraestrutura blue-green. 

“Para diversas atividades que envolvem pesquisa científica, como planejar cidades inteligentes, e desenvolver energia limpa, a colaboração internacional é crucial. Com parcerias entre os melhores pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, estaremos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo e melhorar a vida de milhões de pessoas”, afirmou o Lorde Price.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e o ministro de Comércio e Investimento do Reino Unido, Mark Price, assinaram hoje, 4, no MDIC, em Brasília, um memorando para cooperação bilateral em inovação. (assessoria de imprensa).

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122