Infovias: Recursos remanescentes podem construir novo trecho
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou nesta quarta-feira, 13, uma proposta de destinação de recursos remanescentes para implantação de infovias. Sem antecipar o custo, o presidente do colegiado, conselheiro Moisés Moreira, explica que a ideia é criar um novo trecho, no Pará.
“Nós já tínhamos uma previsão de que haveria uma sobra de recursos no caso da implantação das infovias, que são os backbones nos leitos dos rios da Região Amazônica, e nós propusemos ao Conselho Diretor que, assim que forem concluídas as seis infovias, já no próximo ano, que seja colocado mais 1.000 km de cabos, pegando uma região importante do Pará, beneficiando, por exemplo, a usina de Belo Monte”, disse Moreira.
Cronograma
A mais recente inauguração ocorreu no início de agosto, a Infovia 01, que compreende o trecho que liga Santarém (PA) a Manaus (AM). De acordo com a Anatel, a rede metropolitana, que compreende levar os cabos até equipamentos públicos como escolas e hospitais já está pronta.
A Infovia 01 – Santarém (PA) a Manaus (AM) – complementa a Infovia 00, que vai de Amapá (AP) a Santarém (PA), trecho inicial que também teve a RNP como responsável por selecionar as empresas para o modelo de Operador Neutro.
A previsão é de concluir que as infovias 02, 03 e 04 ainda este ano. A construção dos três novos trechos foi anunciada no final de julho. A Infovia 02, com 1.206 km, liga Tefé (AM) a Tabatinga (AM); a Infovia 03, com 624 km de extensão, conecta Macapá (AP) e Belém (PA); e a Infovia 04, percurso de 515 km, interliga Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR).
Ao todo, o programa Norte Conectado prevê a construção de oito infovias no leito dos rios amazônicos, interligando Macapá (AP) a Tabatinga (AM), passando por Manaus (AM), com ramificações para Almeirim (PA), Santarém (PA), Alenquer (PA), Breves(PA), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (RR), Cruzeiro do Sul (AC), São Gabriel da Cachoeira (AM), Parintins (AM), Guiana Francesa e Peru. O investimento envolve saldo remanescente do leilão do 4G, recurso reservado no leilão do 5G, além do orçamento do MCom.