Infovia 04: Ibama libera instalação em trecho do Amazonas a Roraima

Início do lançamento dos cabos está previsto para a próxima semana. A velocidade de conexão em Boa Vista (RR) pode passar a ser 13 vezes maior que a atual quando a infraestrutura entrar em operação.
Infovia 04 seria a primeira de três a ser implementada, mas condições climáticas e processo das autorizações mudaram cronograma | Foto: MCom

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expediu na última segunda-feira, 5, a licença que faltava para o lançamento dos cabos da Infovia 04. Segundo a Entidade Administradora de Faixa (EAF), responsável pela construção, a implementação começa na próxima quinta-feira, 14

A Infovia 04 faz parte do programa Norte Conectado, que consiste na instalação de infraestrutura pelos rios da região. O trecho compreende um total de 647 quilômetros, sendo 515 km de cabo subaquático, passando pelas localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR), no leito do Rio Branco. 

Em nota divulgada nesta manhã, a EAF informa que a instalação dos cabos subaquáticos deverá ser concluída em cerca de dez dias a partir do início do lançamento. Em seguida, inicia-se a implementação dos 132 km de cabo terrestre instalado nas margens da BR-174. Há expectativa de beneficiar 460 mil moradores, além de conectar escolas e unidades de saúde. 

De acordo com Leandro Guerra, CEO da EAF, a velocidade de conexão em Boa Vista pode passa a ser 13 vezes maior que a atual quando a Infovia 04 entrar em operação, passando dos cerca de 300 Gbps para mais de 4Tbps.

“Ao final da implantação, a infraestrutura será transferida para a União, a quem caberá a gestão, que compreende operação e manutenção e trará uma mudança significativa na qualidade de vida das populações de Roraima, proporcionando desenvolvimento econômico e social por meio de uma conexão de dados de alta qualidade que vai melhorar o acesso a serviços de telecomunicações, educação, saúde, segurança e outros setores essenciais”, conclui Guerra, em nota. 

Primeira etapa

A implementação das infovias de responsabilidade da EAF foi dividida em duas etapas. A primeira delas contempla as infovias 02, 03 e 04. Em agosto do ano passado, a entidade chegou a prever que a Infovia 04 seria a primeira das três a ser implementada, com início ainda naquele mês, exatamente há um ano, prevendo as demais para o último trimestre de 2023. No entanto, de lá pra cá, condições climáticas e o processo para a emissão das autorizações mudaram o cronograma.

A Infovia 02, por exemplo, só recebeu a liberação do Ibama no mês passado. Ela ligará 13 localidades de Tefé (AM) a Atalaia do Norte (AM), trecho em área afetada pela seca. Com isso, o início do lançamento dos cabos ficou para o próximo período de navegabilidade favorável, que atualmente está previsto para dezembro de 2024. 

Já a Infovia 03, que liga oito localidades, de Belém (PA) a Macapá (AP), foi concluída em março deste ano. A expectativa é de que o início da operação se dê no segundo semestre.

Também já foram lançadas a Infovia 00 e 01 que, juntas, vão de Macapá (AP) a Manaus (AM). A execução foi realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e pela EAD/Seja Digital, respectivamente.

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura dos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 978