ICANN nomeia novo CEO
A ICANN, empresa responsável, entre outras coisas, por gerir os números de domínio que permitem à internet funcionar em todo o mundo, escolheu um novo CEO. Göran Marby foi anunciado no começo desta semana, mas assumirá a posição apenas em maio. O executivo trabalha há 20 anos no setor de tecnologia, já tendo ocupado a diretoria geral do PST, o regulador sueco das telecomunicações.
Marby já foi CEO da APPgate, empresa de softwares de segurança, da Cygate, empresa adquirida pela operadora TeliaSonera, e responsável pelas operações da Cisco na Suécia. Ele vai acumular o novo cargo na ICANN com outros no Forum Sueco de Banda Larga, Conselho de E-Identificação da Suécia e Corpo dos Reguladores para as Comunicações Eletrônicas (BEREC, na sigla em Inglês) na Comissão Europeia.
Ao assumir o cargo, Marby avisou que pretende ouvir os stakeholders para facilitar a transição das funções IANA (que permitem à web funcionar). “Estou comprometido em implementar as decisões da comunidade”, afirma, em comunicado. Ele substitui Fadi Chehadé, cujo mandato termina em 15 de março. (Com assessoria de imprensa)