Icann adia mudança de chave criptográfica do DNS

Icann estima que 750 milhões de usuários de internet poderiam ficar sem conexão porque ainda há provedores de acesso e operadoras ao redor do mundo que não atualizaram seus sistemas de DNS seguro.
(Crédito: shutterstock/ixpert)
(Crédito: shutterstock/ixpert)

A Icann, corporação responsável pela governança mundial da internet, resolveu adiar por tempo indeterminado a mudança definitiva da chave criptográfica usada no sistema de nomes de domínios (DNS). A chave é usada para garantir o acesso entre o provedor de acesso e os sites.

A chave seria trocada definitivamente em 11 de outubro. No entanto, a Icann ainda contabiliza grande quantidade de provedores e operadoras despreparados mundo afora. Pelos seus cálculos, a mudança poderia deixar 750 milhões de pessoas sem acesso temporário à internet.

A empresa ainda não decidiu o que fazer. A proposta é intensificar campanhas para acelerar a obtenção de novas chaves criptográficas pelos ISPs e operadores de rede. “Preferimos continuar em forma cautelosa e razoável do que continuar com a implementação na data anunciada”, explica Göran Marby. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111