IBM e NASA abrem código de modelo de IA para dados geoespaciais

Segundo a empresa, trata-se do maior modelo fundacional geoespacial no Hugging Face e o primeiro de código aberto construído junto com a NASA
IBM e NASA abrem dados de modelo de IA
IBM e NASA abrem dados de modelo de IA

O Acordo da Lei do Espaço, fechado no início do ano entre a IBM e a NASA, para a construção de um modelo fundacional de IA para dados geoespaciais, gerou novas iniciativas. Agora, a plataforma estará disponível em código aberto no Hugging Face.

Será o maior modelo fundacional geoespacial no Hugging Face e o primeiro modelo fundacional de IA de código aberto construído em colaboração com a NASA. De acordo com a IBM, o acesso aos dados sempre atualizados continua a ser um desafio significativo na ciência climática, onde as condições ambientais mudam quase diariamente. A Nasa, por sua vez, acredita que com as crescentes quantidades de informações pode-se chegar a 2024 com os cientistas tendo 250 mil terabytes de dados de sobre novas missões.

O modelo, treinado em conjunto por IBM e NASA ao longo de um ano com dados do satélite Harmonized Landsat Sentinel-2 (HLS) em todo o território continental dos Estados Unidos, e aperfeiçoado com dados mapeados de enchentes e áreas de incêndios ambientais, demonstrou até hoje uma melhora de 15% sobre as técnicas de última geração, usando a metade dos dados mapeados.

Cooperação

Com ajustes adicionais aperfeiçoados, o modelo base pode ser utilizado para tarefas como acompanhar o desmatamento, prever a produtividade das lavouras ou detectar e monitorar gases de efeito estufa. Pesquisadores da IBM e da NASA também estão trabalhando com a Clark University para adaptar o modelo para aplicações como segmentação de séries temporais e pesquisa por similaridade.

A IBM anunciou em junho a disponibilidade do watsonx, plataforma de IA e dados que permite às empresas escalar e acelerar o impacto da IA mais avançada e com dados confiáveis. Uma versão comercial do modelo geoespacial, que faz parte do IBM watsonx, estará disponível por meio do IBM Environmental Intelligence Suite (EIS) ainda este ano.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596