IBM e Maersk criam joint venture para comércio global

As empresas desenvolveram uma plataforma digital em padrão aberto para tornar mais simples e ágil todo o processo de despacho alfandegário de comércio internacional.

exportacoes conteiner portoIBM e Maersk anunciaram hoje, 16, uma joint venture para desenvolver uma plataforma digital global para comércio usando a tecnologia de blockchain. O objetivo é criar um ecossistema com padrão aberto que contemple todo o processo de despacho de mercadorias e que ele seja feito de forma simples e transparente através das fronteiras e zonas de comércio.

O custo e o tamanho dos ecossistemas de comércio continua a crescer em complexidade, Mais de 4 trilhões de mercadorias são despachadas todos os anos, e mais de 80% das mercadorias consumidas diariamente são transportadas através dos oceanos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, se forem reduzidas barreiras internacionais dentro da cadeia de suprimento, o comércio internacional pode crescer perto de 15%, fortalecendo a economia e criando empregos.

A Maersk, líder mundial em logística de contêiner, e a IBM, fornecedora líder de soluções de bloqueio, visibilidade da cadeia de suprimentos e soluções de interoperabilidade para a empresa, usarão a tecnologia blockchain para impulsionar a nova plataforma. Também vão empregar outras tecnologias abertas baseadas na nuvem, incluindo Inteligência Artificial (AI), IoT e Analitycs, entregues através do IBM Services, para ajudar as empresas a se mover e rastrear produtos digitalmente através das fronteiras internacionais. Os fabricantes, as companhias marítimas, os operadores de portos e terminais e as autoridades aduaneiras podem se beneficiar dessas novas tecnologias – e, finalmente, os consumidores.

Digitalização

“Esta nova empresa marca um marco nos nossos esforços estratégicos para impulsionar a digitalização do comércio global. O potencial de oferecer uma plataforma digital neutra e aberta para formas seguras e fáceis de troca de informações é enorme e todos os jogadores da cadeia de suprimentos podem se beneficiar “, disse Vincent Clerc, diretor comercial da Maersk e futuro presidente do conselho da nova joint venture.

A plataforma de blocos da IBM está permitindo que centenas de clientes e milhares de desenvolvedores construam e escalem redes ativas em casos de uso complexo, incluindo pagamentos transfronteiriços, cadeias de suprimentos e identificação digital.

“Os principais avanços que a IBM fez na blockchain mostraram que a tecnologia pode promover novos modelos de negócios e desempenhar um papel importante na forma como o mundo funciona através da construção de negócios mais inteligentes”, disse Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior da IBM Global Industries, Solutions e Blockchain. “Nossa joint venture com a Maersk significa que agora podemos acelerar a adoção desta tecnologia excitante com milhões de organizações que desempenham papéis vitais em uma das redes mais complexas e importantes do mundo, a cadeia de suprimentos global. Acreditamos que o blockchain emergirá agora este mercado como a principal forma de as empresas aproveitarem novas oportunidades econômicas inexploradas “.

A IBM e a Maersk iniciaram uma colaboração em junho de 2016 para construir novas tecnologias baseadas em blocos e nuvem. Desde então, várias empresas experimentaram a plataforma, incluindo a DuPont, a Dow Chemical, a Tetra Pak, o Port Houston, o Portbase do Sistema Comunitário do Porto de Roterdão, a Administração Aduaneira dos Países Baixos, a Alfândega dos EUA e a Proteção das Fronteiras.

A joint venture agora permitirá que a IBM e a Maersk comercializem e dimensionem suas soluções para um grupo mais amplo de corporações globais, muitas das quais já manifestaram interesse nas capacidades e estão explorando maneiras de usar a nova plataforma, incluindo: General Motors e Procter e Gamble para agilizar as complexas cadeias de suprimento que operam; e transportadora de mercadorias e empresa de logística, Agility Logistics, para fornecer serviços de atendimento aprimorado, incluindo corretagem de despacho alfandegário. (Assessoria de Imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122