IBGE:Pela primeira vez, serviço de informação e comunicação cai mais do que a média geral
Conforme o IBGE, setor de serviço apresentou queda de 4,0% no volume, na comparação com igual mês do ano anterior, tendo sido de -5,0% tanto em janeiro de 2016 quanto em dezembro de 2015. Observam-se variações negativas em todos os segmentos: serviços prestados às famílias (-1,4%); serviços de informação e comunicação (-5,3%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,3%), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-2,0%) e Outros serviços (-6,1%).
Os serviços de Informação e Comunicação tiveram queda de 5,3%, a primeira vez em que caem mais do que a média geral. Em janeiro, a queda foi de 2,1% em relação a dezembro de 2015 frente ao desempenho geral de -5% e em dezembro, de -0,4% frente ao desempenho geral de -5%.
Os serviços de telecomunicações caíram 3,9% em relação a janeiro em volume; -3% em janeiro e -3,2% em dezembro do ano passado. E os de tecnologia da informação, -7,5% em fevereiro; -0,8% em janeiro, e tiveram desempenho positivo de 8,2% em dezembro.
Fazem parte desse grande grupo também os serviços audiovisuais, de edição e agência de notícias, que apresentaram tombo de 10,4% em fevereiro frente janeiro deste ano.