IBGE: Receita de serviços volta a crescer em novembro

Mas os serviços de informação e comunicação tiveram retração de -0,1%
receita serviços. (Crédito: Freepik)
Crédito-Freepik

A receita real do setor de serviços retomou o crescimento em novembro, encerrando uma sequência de três quedas consecutivas. Conforme o IBGE, em novembro de 2023, o volume de serviços no Brasil variou 0,4% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo interrompe uma sequência de três taxas negativas (agosto, setembro e outubro), período em que acumulou uma perda de 2,2%. Dessa forma, o setor se encontra 10,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,6% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Mas a receita de serviços de informação e comunicação teve retração de -0,1%. Além desse segmento somente o de transportes apresentou redução no período.

Segundo a avaliação dos técnicos do XP, a categoria de serviços prestados às famílias teve aumento significativo no mês, em decorrência da expansão dos rendimentos reais do trabalho e atividades recreativas (como shows musicais). Os serviços técnicos-profissionais e as atividades imobiliárias também exibiram desempenho sólido.

Esses serviços dispararam, avalia o banco, 2,2% em novembro, impulsionados pela resiliência do mercado de trabalho – principalmente pelo aumento no rendimento real do trabalho – e atividades recreativas, como shows musicais.  Os analistas do XP também chamam a atenção para o desempenho robusto das Atividades Imobiliárias (15,5% nov23/nov22; 13,7% no acumulado no ano) e a melhora nos Serviços Técnicos-Profissionais (1,1% nov/out, o segundo ganho consecutivo; 7,0% nov23/nov22).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111