Huawei registra crescimento de 24,4% nas receitas do ano
A fabricantes de equipamentos para redes Huawei divulgou hoje, 16, seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2019. A empresa registrou aumento de 24,4% nas receitas de janeiro a setembro, na comparação ano a ano. Ao todo, a empresa vendeu o equivalente a US$ 86,1 bilhões. A margem de lucro líquido foi de 8,7%.
A empresa diz que atingiu o resultado graças a foco em produção de infraestrutura de telecomunicações, TI e dispositivos inteligentes. No fornecimento para operadoras, a empresa diz que obteve inúmeros contratos para implantação de redes 5G, além de redes de transporte.
Apenas em 5G, foram 60 contratos assinados e despachadas 400 mil antenas “MIMO ativas”. A produção de equipamentos de transmissão óptica, comunicação de dados e produtos de TI “cresceu firmemente”, diz a companhia no balanço não auditado.
Para mostrar que não vê ameaça na disputa com os Estados Unidos, que baniram a fabricante de fazer negócios do país, inclusive de adquirir componentes, a Huawei destacou no balanço o lançamento ocorrido no trimestre do “cluster” Atlas 900, especializado em treinamento de inteligência artificial. O cluster é formado por “milhares” de processadores Ascend, fabricados por empresa do grupo chinês.
Celulares
No mercado de telefonia celular, a empresa diz que as vendas aumentaram 26% de janeiro ao final de setembro, comparadas ao mesmo período de 2018. Neste ano, foram vendidos 185 milhões de smartphones Huawei. No começo deste mês a empresa lançou um novo celular, sem nenhum aplicativo do Google, em função do banimento dos EUA. Ainda não se sabe, portanto, o impacto que a política do governo de Donald Trump terá sobre as vendas da fabricante chinesa.
Novamente a empresa provocou os norte-americanos ao falar sobre isso no seu balanço. Diz que já tem 1,07 milhão de desenvolvedores, de 170 países, que se cadastraram em seu ecossistema de serviços móveis.