Huawei desenvolve solução que ativa porto inteligente na China

Com base em 5G e IA, porto inteligente de Tianjin conseguiu reduzir os tempos gastos na atracação e no carregamento de carga de navios
Porto inteligente de Tianjin conta com solução da Huawei
Sistema da Huawei usa 5G e Inteligência Artificial para criar porto inteligente na China (crédito: Freepik)

A Huawei, em parceria com o Tianjin Port Group e outros parceiros, construiu um terminal de contêineres inteligentes no porto de Tianjin, no nordeste da China.

Em operação desde outubro deste ano, a automatização das instalações visou a otimizar a eficiência de todo o sistema portuário, abrangendo funcionários, máquinas, pátios de estocagem, veículos, navios e cargas. Além disso, um sistema de despacho de transporte centralizado baseado em nuvem foi implantado para aumentar a eficiência em todo o porto.

Anteriormente, o porto de Tianjin dependia de programação e alocação manual dos berços (terminais em que os navios atracam), o que consumia muito tempo e resultava em altos custos operacionais de guindastes. Segundo a Huawei, os sistemas inteligentes reduziram os tempos de atracação de navios em 7% e os de carregamento de carga de uma única embarcação em 80%, além de ter melhorado a eficiência de carregamento por hora em 5%.

A empresa também diz que a plataforma de controle remoto inteligente permite que os operadores portuários monitorem todo o processo operacional e operem equipamentos por meio de um computador a partir do conforto de um centro de controle de automação.

Nesse caso, um único operador pode gerenciar vários conjuntos de equipamentos ao mesmo tempo, sem a necessidade de intervenção humana em circunstâncias normais. Ao monitorar o carregamento e descarregamento de contêineres, o operador precisa apenas de alguns segundos para confirmar a segurança da operação.

Segundo a empresa, uma aplicação importante é o sistema de transporte horizontal baseado em Inteligência Artificial (IA). O mecanismo é suportado por uma rede 5G combinada com recursos autônomos sem motorista de nível 4. Na prática, permite que 76 veículos inteligentes guiados na frota do porto interajam com eficiência uns com os outros.

Por fim, a companhia chinesa de tecnologia afirma que a plataforma inteligente é suportada por um centro de dados móvel instalado no local, a qual fornece a capacidade computacional necessária para as operações portuárias.

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Da Redação

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