Huawei: 25 anos transformando o Brasil

Ao comemorar o jubileu de prata, a empresa reafirmou seu compromisso com o país e a intenção de continuar levando conectividade aos lugares mais remotos e contribuindo para o País se consolidar como uma Nação Digital.

A Huawei chegou ao Brasil junto com a privatização do sistema Telebrás, em 1998. Nesses 25 anos construiu sólidas parcerias com as operadoras de telecomunicações, instituições e governos e tornou-se protagonista em inovação tecnológica no setor de TIC, investindo em pesquisa e desenvolvimento. Seus equipamentos e soluções estão em todas as gerações de redes móveis, do 2G ao 5G.

Os 25 anos foram comemorados com o evento “Huawei 25 anos”, realizado no início de setembro no teatro do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Contou com representantes de ministérios e do Governo Federal, do Congresso e de empresas do setor de telecomunicações, energia e tecnologia.

“A visão de nossa empresa é levar para cada pessoa, cada casa e cada organização um mundo totalmente conectado, caminhando em direção ao mundo inteligente de 2030. A tecnologia é a base para a economia 4.0, desde a agricultura à indústria”, disse o CEO da Huawei Brasil, Derrick Sun Baocheng, ao lembrar a trajetória da empresa no país.

Atualmente, a Huawei é fornecedora de serviços de telecomunicações que alcançam 95% da população do Brasil e quer continuar trabalhando para levar conectividade aos lugares mais remotos do país, atuando em um ecossistema para apoiar o Brasil a se consolidar como uma Nação Digital. A mensagem foi reforçada no painel mediado pelo vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, Atilio Rulli, sobre Nação Digital e desenvolvimento sustentável.

Um dos painelistas, Rubens Caetano, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação comentou que a conectividade era vista como um meio e hoje tem um peso muito maior, por isso, é fundamental ter o investimento em tecnologia e conectividade para o avanço em pesquisa e desenvolvimento no país.

Já Pedro Lucas, do Ministério das Comunicações, ressaltou a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que traz metas de conectividade nas escolas e na saúde pública. O objetivo será distribuir o sinal da banda larga além dos ambientes das escolas e atender unidades básicas de saúde com conectividade.

O painel contou ainda com a participação de Luís Guilherme Cintra, do Ministério de Minas e Energia. Cintra destacou que a Huawei tem grande atuação na área de energias renováveis e poderá ter um papel importante com seus equipamentos para a política de transição energética que está sendo elaborada pelo governo Lula.

Futuro

Atilio Rulli finalizou o evento ressaltando que a Huawei trouxe para a sua campanha de aniversário o slogan “25 anos transformando o Brasil. Mirando um futuro conectado, inteligente e sustentável”, como a mensagem de futuro que a companhia deseja transmitir para os próximos anos.

O CEO da empresa, Sun Baocheng, reforçou que a Huawei quer continuar mirando um futuro conectado, inteligente e sustentável. “O país está abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento digital e é onde a Huawei, nesse jubileu de prata, quer estar agora e no futuro”, afirmou Baocheng.

A Huawei completou seus 25 anos com cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos gerados, quatro unidades de negócios (Huawei Carrier Network Business Group (CNBG), Huawei Enterprise Business Group (EBG), Huawei Cloud e Huawei Digital Power), cinco regionais (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Curitiba), dois centros fabris (Amazonas e São Paulo), um Armazém (São Paulo) e 100 mil km de fibra óptica instalada, atendendo 95% do território brasileiro.

 

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Da Redação

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