Watch Brasil lança Awdio, plataforma de streaming para competir com Spotify

Novo app de música, Awdio, vai se integrar à plataforma que a Watch oferece aos provedores e promete o mesmo conteúdo presente na concorrente
Watch Brasil lança Awdio, plataforma de streaming para competir com Spotify
A Awdio chega ao mercado como uma nova aposta da Watch Brasil | Foto: Maurício Almeida/CEO da Watch/Divulgação

A Watch Brasil anuncia um portfólio expandido que agora inclui canais FAST, canais da Disney e ESPN e a criação do Awdio, uma nova plataforma de streaming de áudio. Essa plataforma promete oferecer aos ISPs uma alternativa acessível de conteúdo. Com o lançamento recente, a Awdio visa apoiar rádios e permitir que estas “alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura”, afirma Daniel Almeida, CEO da plataforma.

A plataforma

O projeto tem como lançamento inicial a função de rádio. “A gente vai começar com a rádio, que é a primeira versão. Mas já temos mais três versões do mesmo aplicativo que serão lançadas até o segundo trimestre do ano que vem”, detalha Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil, referindo-se às novas funcionalidades que serão gradualmente incorporadas. Entre as novidades, uma ferramenta de inteligência artificial permitirá que usuários personalizem conteúdos com base em temas e tempo disponíveis para escuta, gerando cortes de áudio sob demanda.

Até o próximo ano, a Awdio também pretende expandir seu catálogo musical, prometendo todas as faixas de seu maior concorrente, o que deve ocorrer entre março e abril. “Nós teremos exatamente o mesmo catálogo que eles têm aqui na Awdio”, destaca o presidente. Outro diferencial é a integração entre áudio e vídeo, algo possível graças ao perfil de consumo dos usuários. Almeida explica que, ao favoritar um filme, por exemplo, a Awdio poderá gerar automaticamente uma playlist baseada na trilha sonora desse conteúdo, ou indicar filmes que contenham músicas do artista favorito do usuário.

A plataforma ainda trará a mídia programática para dentro da rádio e do aplicativo, implementando campanhas direcionadas com dados personalizados e anúncios em pre-roll. Segundo Maurício Almeida, “a quantidade de dados que a gente pode coletar disso permite uma personalização ampla”, indicando que a plataforma busca inovar nos recursos de segmentação para anunciantes.

Mais lançamentos

Além do aplicativo de streaming, a Watch Brasil introduziu os canais FAST (Free Ad-Supported Television), com a proposta de oferecer conteúdos gratuitos e sustentados por anúncios. O formato permite que novos clientes experimentem a plataforma sem custo, criando oportunidades de venda de conteúdos premium no futuro. “A ideia é usar o FAST como uma primeira experiência para novos clientes e um facilitador para futuras vendas de conteúdos da Watch”, explica Carlos Mendes, CEO da Watch Brasil. Entre as opções de conteúdo estão canais como Acelerados, Manual do Mundo e Fit Dance.

Serão oito canais que, para André Santini, CMO da Watch Brasil, darão a possibilidade dos clientes saberem o que a Watch oferece antes de adquirir as plataforma. “O FAST vai nos das a possibilidade de quem está com dúvidas conhecer o trabalho da Watch sem pagar nada”, afirma.

Além disso, a Watch ainda anunciou um novo portfólio de canais para a plataforma, que inclui ainda 12 opções de entretenimento e esportes da Disney e ESPN, divididas entre os pacotes Power e UP. Os assinantes terão acesso a partir de novembro a esses canais. “Oferecemos cada vez mais qualidade e segurança aos ISPs, que agora contarão, também, com Disney e ESPN”, afirma Santini. A parceria com a Globo, que já incluía acesso ao conteúdo aberto, agora conta com um cronograma de expansão para canais regionais, ampliando a capilaridade dos serviços.

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Gabriel Gameiro

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