“Há uma tempestade perfeita para as telecoms”, diz executivo da Dell

Para Leon Taiman, líder global de Práticas, Telecomunicações & Edge da Dell Technologies, combinação de inteligência artificial, borda e nuvem são a melhor resposta das empresas para ampliar a monetização.

 

“A transformação digital do setor de telecomunicações está um pouco atrasada”, afirma Leon Taiman, líder global de Práticas, Telecomunicações & Edge da Dell Technologies. O executivo cita dados de um levantamento do Boston Consulting Group, que apontam que somente 22% dos processos de transformação digital em telecoms tiveram êxito.

“Nos últimos quatro anos, o market cap [valor de mercado] das maiores empresas do setor baixou 46% enquanto das gigantes tecnológicas subiu 51%. As empresas que se transformam digitalmente aumentam sua receita, reduzem os custos, melhoram sua capitalização de mercado”, afirmou o executivo em entrevista ao Tele.Síntese nesta quarta-feira, 9 de outubro, durante sua participação no Futurecom 2024, evento que acontece em São Paulo.

Mas, o executivo diz que a boa notícia para as companhias que atuam em telecomunicações é que “há uma tempestade perfeita” que pode contribuir para acelerar sua transformação digital, além de contribuir para monetizar oportunidades.

Essa tempestade perfeita está em três inovações tecnológicas. Uma delas é a inteligência artificial (IA) que, na visão de Taiman, pode auxiliar as empresas a reduzir custos e aumentar receitas. O segundo fator é o aumento de dispositivos IoT em edge empresarial. “Eles precisam ser conectados entre si e a um data center e isso é feito através de uma rede de uma telecom”, observa.

O terceiro elemento citado pelo executivo da Dell é a cloud. “Isso tem a capacidade de mudar o modelo operacional de uma telecom, de um modelo verticalizado para outro horizontal. Uma cloud que integre IA, que se estenda ao edge para monetizar esses serviços de IoT e de IA aos clientes”, explica.

Se custa caro e leva tempo para as empresas de telecom começarem a utilizar essas tecnologias e gerar receitas a partir de novos serviços, o executivo afirma que depende da maturidade de cada uma. Mas, para ele, a tecnologia não é a parte mais difícil. “A parte difícil são pessoas e processos. O mais rápido que conseguirem treinar as pessoas e adaptar os processos à transformação digital, mais rápido vão poder monetizar novos serviços”, diz.

O especialista da Dell Technologies finaliza ao dizer que as empresas de telecomunicações só terão êxito em aumentar receita, reduzir custos operacionais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados se conseguirem se transformar digitalmente. “Isso vai resultar em aumentar sua valorização de mercado, fidelizar mais seus clientes e, por consequência, dar um salto de competência”, conclui.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122