Grupo TIM recebe proposta da KKR por unidade de rede fixa na Itália

Por meio de oferta não vinculante, fundo de private equity norte-americano manifestou interesse em adquirir a NetCo; conselho da operadora italiana vai avaliar a proposta
KKR faz proposta por unidade de rede fixa do Grupo TIM
Proposta da KKR será avaliada pelo conselho do Grupo TIM (crédito: Freepik)

O Grupo TIM (antiga Telecom Italia) informou, nesta quinta-feira, 2, que recebeu uma oferta não vinculante da KKR para compra de uma participação na operadora italiana.

A oferta, na verdade, diz respeito à empresa de rede fixa NetCo, que inclui ativos e atividades da FiberCop, além de uma participação na Sparkle, braço de infraestrutura e atacado da operadora de telecomunicações.

“A oferta se refere a uma participação a definir, sob o entendimento de que a aquisição resultaria na perda de integração vertical em relação à TIM”, afirma a companhia italiana, em nota.

O Grupo TIM, controlador da TIM Brasil, também informou que o conselho de administração se reunirá ainda nesta quinta-feira para dar início ao processo de avaliação da proposta.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o fundo de private equity norte-americano tenta negociar com a TIM Italia. Em novembro de 2021, a KKR apresentou uma proposta não vinculante de 12 bilhões de euros para compra do controle do Grupo TIM.

Contudo, a KKR queria realizar uma diligência prévia (due diligence) na operadora antes de reiterar a proposta. O grupo italiano, por sua vez, negou acesso às suas informações estratégicas. Em abril de 2022, a TIM anunciou que as negociações não prosseguiriam.

Mais recentemente, em novembro do ano passado, a Open Fiber, que tem a KKR como um de seus investidores, também voltou atrás em uma proposta para criar uma rede óptica neutra no território italiano com ativos de infraestrutura do Grupo TIM.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10506