Grupo TIM obtém autorização para venda da NetCo

Governo da Itália liberou a aquisição da unidade de rede fixa italiana pelo fundo norte-americano KKR, nos termos de acordo já firmado entre as empresas.

(crédito: Reprodução)

 

O Grupo TIM anunciou nesta quarta-feira, 17, que obteve a aprovação do governo da Itália para dar seguimento à venda da NetCo, unidade de rede fixa italiana, ao fundo norte-americano KKR. A autorização se dá conforme acordo já firmado com a compradora.

Conforme a regulação do país, o Estado poderia impor exigências para a transação. No entanto, de acordo com o comunicado divulgado nesta manhã, a TIM afirma que os termos já negociados entre as empresas “foram considerados [pelo Governo] plenamente adequados para garantir a proteção dos interesses estratégicos ligados aos ativos envolvidos na operação”.

A proposta apresentada é de 18,8 bilhões de euros. A expectativa da TIM é de finalizar todas as etapas da transação, incluindo a aprovação por órgãos antitruste, até o verão de 2024 no hemisfério norte (período equivalente ao inverno brasileiro, de junho a setembro).

A constituir os ativos em novembro do ano passado, o Grupo TIM informou que a unidade de negócios vendida inclui a infraestrutura de banda larga fixa, imóveis relacionados, o braço atacadista e a totalidade da participação na subsidiária Telenergia. A FiberCop, empresa responsável pela rede secundária de fibra e cobre, também está no pacote.

A divisão conta com mais de 20 mil funcionários, dos quais mais de 19 mil atuam na área de Atacado e Rede. Cerca de 900 empregados integram a equipe de operações da companhia de telecomunicações.

Com a venda da unidade de infraestrutura fixa, o Grupo TIM caminha para atuar como uma empresa de serviços. Sendo assim, a divisão de serviços (ServCo), a partir do dia 1º de dezembro, fica com um total de 16,3 mil funcionários em tempo integral. Ao todo, a empresa terá cerca de 17,5 mil empregados, incluindo os designados para as operações de rede móvel.

Além da infraestrutura de rede fixa terrestre, o Grupo TIM planeja vender a Sparkle, braço de cabos submarinos. A companhia aguarda, até 5 de dezembro, uma proposta vinculante da KKR pelo ativo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122