Grupo de investimento confirma interesse por unidade da Vodafone na Espanha
Após especulações veiculadas pela imprensa europeia, a empresa de investimentos Zegona Communications confirmou, nesta sexta-feira, 22, que está em negociações com a Vodafone no sentido de realizar uma potencial compra da unidade espanhola do grupo britânico de telecomunicações.
Em comunicado divulgado ao mercado, a Zegona destacou que está em contato com bancos para viabilizar o financiamento necessário para uma potencial oferta de aquisição.
De todo modo, a empresa ressaltou que “a potencial aquisição permanece sujeita, entre outras coisas, a um acordo sobre as condições finais com a Vodafone, conclusão do exercício de diligência prévia e formalização dos arranjos de financiamento”.
Na mesma nota, a interessada no braço espanhol da Vodafone afirma que “não há certeza de que a potencial aquisição ocorrerá, tampouco sobre os termos finais” da eventual compra. O valor da proposta também não foi revelado.
Em seu site, a Zegona se descreve como “uma empresa operacional que foi criada com o objetivo de adquirir negócios no setor europeu de telecomunicações, meios de comunicação e tecnologia”. Além disso, diz que trabalha “com uma estratégia de ‘comprar-consertar-vender’ para proporcionar retornos atrativos aos acionistas”.
Vodafone Espanha
Nos últimos anos, executivos da Vodafone se mostraram preocupados com o alto nível de concorrência no mercado espanhol.
Em maio deste ano, quando divulgou o balanço financeiro com os números do ano fiscal terminado em março de 2023, a operadora britânica indicou que iria enxugar a sua estrutura. Como parte do plano de reestruturação, foi citada a necessidade de fazer uma revisão dos negócios na Espanha.
Com sede em Madri, a unidade espanhola foi fundada em 2000, como resultado do processo de fusão de ações detidas pelo Grupo Vodafone, pela British Telecommunications (BT) e pela Airtel Móviles. A empresa se dedica ao mercado móvel.