Greve do BC adia publicação do Relatório Focus

A greve começou na sexta com 60% a 70% de adesão, segundo sindicato, e BC não deu previsão de quando as publicações serão retomadas.
Greve do BC adia publicação do Relatório Focus- Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A greve dos servidores do Banco Central por reajuste salarial, que teve início na última sexta feira, 1º,  impacta em um novo adiamento das publicações regulares da autarquia, como o Relatório Foucs, segundo a autoridade monetária.

Além do Relatório Focus, a greve atrasou a publicação dos indicadores selecionados (Indeco), que incluem o movimento de câmbio no Brasil e as operações cambiais do BC, e o índice de commodities (IC-Br) não serão divulgados nas datas previstas nesta semana, desta segunda-feira, 4, até sexta-feira, 8, segundo o órgão regulador.

O Relatório de Poupança também será afetado pela greve, segundo o BC. Publicado mensalmente no quarto dia útil do mês, o relatório deveria ser divulgado na quarta-feira, 6. “Oportunamente, informaremos as datas de suas respectivas publicações. O aviso sobre as novas datas será dado com pelo menos 24 horas de antecedência”, disse o BC em comunicado à imprensa.

Atrasos recorrentes

As estatísticas de setor externo, de crédito e fiscais referentes a fevereiro, que deveriam ter sido conhecidas na semana passada, também estão atrasadas devido à paralisação, assim como a divulgação semanal do fluxo cambial.

Antes mesmo do início da greve, os funcionários da autoridade monetária brasileira já têm afetado diversos serviços, como a remuneração a bancos em operações do Pix, devido a paralisações diárias de quatro horas desde 17 de março. Eles cobram um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação de carreiras, e o sindicato diz que a adesão foi de 60% a 70% no primeiro dia.

Em reunião na tarde de sexta (1º), os sindicatos que representam os servidores do BC e a administração do órgão bateram o martelo em relação à manutenção do Pix, do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e demais sistemas da autarquia, além do funcionamento das mesas de operação, durante a greve.

(Com Estadão)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1785