Governo de SP vai instalar WiFi em 300 telecentros

Monitores devem inscrever projetos para concorrer. Atualmente, somente 174 dos 849 telecentros do governo estadual têm conectividade WiFi.

O governo do estado de São Paulo pretende instalar internet sem fio WiFi em 300 postos do AcessaSP, seu programa de inclusão digital. Dos 849 postos em funcionamento do AcessaSP, somente 174 têm WiFi. A proposta, anunciada hoje, é dirigida aos monitores dessas unidades. Eles deverão criar projetos de inclusão digital. Os classificados vão receber um roteador para instalar no espaço que administram.

O número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado: em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio do Wi-Fi, número que saltou para 1,6 milhão em 2015. Considerando os atendimentos feitos também pela rede fixa, os postos do AcessaSP fizeram, no ano passado, cerca de 6,5 milhões de atendimentos.

As 849 unidades em funcionamento no território do Estado de São Paulo cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e com outros órgãos governamentais, como Poupatempo, CIC, EMTU, CPTM, Bom Prato e Itesp.

No edital do WiFi, a contrapartida das prefeituras é apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade. Serão aceitar iniciativas inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura hacker.

As inscrições devem ser feitas pelo site do AcessaSP até 29 de abril. O edital completo pode ser visto aqui. O resultado final será divulgado em 30 de maio.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111