Governo cria grupos técnicos de segurança de infraestrutura crítica
A Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo criou hoje, 20, vários grupos técnicos de segurança de infraestrutura crítica. Entre eles, foram criados grupos para o setor de telecomunicações, radiodifusão, serviços postais, governo digital e finanças.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República coordenará todos os grupos. E no de telecomunicações participarão Ministério da Defesa; Ministério das Comunicações; Comando da Marinha; Comando do Exército; Comando da Aeronáutica; Agência Nacional de Telecomunicações; e Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.
Integram o grupo de radiodifusão os seguintes órgãos: Ministério da Defesa; Ministério das Comunicações; Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Agência Nacional de Telecomunicações; Empresa Brasil de Comunicação; Associação Brasileira de Rádio e Televisão; e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
Para o grupo de serviços postais participam Ministério da Defesa; Ministério das Comunicações; e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. No grupo de governo digital participam Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que o coordenará juntamente com o GSI; Ministério das Comunicações; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Polícia Federal; Serviço Federal de Processamento de Dados; Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social; e Agência Brasileira de Inteligência.
Foram criados também grupos técnicos de segurança para as infraestruturas de energia elétrica; transportes terrestres; biossegurança; barragens; abastecimento urbano de água; setor de defesa; finanças; transportes aquaviários; transporte aéreo;
Os grupos terão o prazo de um ano para formularem os relatórios para a Câmara ( Creden).