Governo assina acordo para estender infovias do Norte Conectado até a Colômbia
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou, nesta quarta-feira, 17, um acordo com o governo da Colômbia para estender as infovias de fibra óptica, que integram o programa Norte Conectado, até a Colômbia. A rede deve chegar à cidade de Letícia, na tríplice fronteira amazônica, que também inclui o Peru.
A parceria entre Brasil e Colômbia foi celebrada durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Bogotá.
Em comunicado, o Ministério das Comunicações (MCom) informou que o acordo prevê a criação de um grupo de trabalho entre a pasta, por meio da Secretaria de Telecomunicações, e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, representado pelo Vice-Ministério de Conectividade. O GT ficará encarregado de planejar como a conexão entre os países será realizada.
Além disso, por meio da parceria, os duas nações devem trocar informações em temas como segurança das redes de comunicações, transformação digital, tecnologia digital na economia, tecnologias de comunicações móveis, desenvolvimento da indústria, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).
Interligação
A conexão da rede de fibra óptica subaquática deve ocorrer por meio da Infovia 02. Com 1,1 mil km, a rede deve ser implantada até 2025 sob as águas do rio Amazonas, conectando 13 municípios da região Norte. A infraestrutura passará por Tabatinga (AM), cidade que faz fronteira com a colombiana Letícia.
Segundo o MCom, a previsão é de que a construção da infovia como meio de fornecer conectividade preserve 68 milhões de árvores, tendo em vista que dispensa o uso de postes ou enterramento de cabos. A infraestrutura, cujo investimento total será de R$ 268 milhões, ainda aguarda o licenciamento ambiental para ser iniciada. (Com assessoria de imprensa)