Google vai lançar cabo submarino ligando Chile à Califórnia

Este será o primeira cabo totalmente privado construído pela empresa, que pretende continuar investindo em infraestrutura de dados

Curie Maps -

 

As OTTs vão avançando sobre a seara das empresas de telecom não só na oferta de serviços mas também em investimentos na infraestrutura. O Google anunciou hoje que vai lançar um cabo para ligar o Chile à costa oeste dos Estados Unidos.

O cabo será chamado de “Curie” em homenagem a Marie Curie, cientista de renome que liderou uma série de pesquisas pioneiras no campo da radioatividade. Ela é a única pessoa na história a receber Prêmios Nobel em duas áreas diferentes: Física e Química.

Segundo a empresa, trata-se do o primeiro cabo submarino a chegar no Chile em aproximadamente 20 anos. Uma vez instalado, ele será uma das maiores “rodovias” de dados no país, conectando o Chile e a Califórnia (Estados Unidos) no ano de 2019.

Embora este seja o nono cabo submarino que o Google instala no mundo, será o primeiro totalmente privado em nível internacional. “Com o Curie, nos tornamos ainda a primeira companhia não especializada em telecomunicações que constrói um cabo privado. Entre as vantagens de instalar cabos de dados submarinos privados, está tanto a flexibilidade para tomar decisões quanto ao roteamento de dados como a otimização da latência, observando os interesses dos usuários do Google e dos clientes do Google Cloud Platform”, diz a nota da empresa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575