Google é multado na Rússia

Empresa teria privilegiado os próprios aplicativos em contratos com fabricantes de dispositivos móveis que desejassem usar o Android

OGB-INSIDER-BLOGS-GoogleLogox2-AnimatedA gigante digital Google foi multada no equivalente a US$ 6,75 milhões por violar a legislação antitruste da Rússia. A sanção é resultado de reclamação feita pelo concorrente local Yandex, que reclama do fato de a companhia norte-americana exigir dos fabricantes a pré-instalação de aplicativos em smartphones Android.

O valor da multa equivale a uma fração da receita da loja de apps Google Play no país. Quanto, no entanto, não foi revelado. A companhia dos EUA ainda pode recorrer da decisão. Ao site noticioso Bloomberg, o Google teria confirmado o recebimento da sanção e dito que prepara as medidas cabíveis.

Além da multa, o regulador da concorrência russo teria determinado, ainda, que o Google revisse contratos e mudasse as condições de uso do Android junto a fabricantes de smartphones. Esse não é o primeiro processo do tipo que a gigante digital enfrenta. Na Europa, também enfrenta o desafio de pacificar os reguladores, que a acusam de abuso de posição dominante em buscas digitais e também nos sistemas operacionais móveis. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122