Google quer crescer no mercado de eletrônicos
A Alphabet, holding dona do Google, divulgou ontem seus resultados financeiros. A companhia registrou lucro de US$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre, uma alta de 27% em relação a um ano antes. A receita cresceu 20%, para US$ 22,5 bilhões. A maior parte dos ganhos veio das áreas tradicionais de atuação da empresa, como publicidade, busca e vídeo.
Na conferência com analistas, o CEO Sundar Pichai evitou falar do fiasco do Google Access, provedor de acesso nos Estados Unidos que iniciou cortes e cancelou planos de expansão. Se limitou a dizer o negócio continua e que haverá oportunidades para crescimento no futuro.
Crescimento que, diz, é o objetivo no segmento de hardware. Atualmente o Google assina um punhado de dispositivos vendidos no varejo, desde sensores para casa conectada (Google Home), a dongles para TV (Chromecast) e smartphones (Google Pixel). “Estamos muito focados em como abordar tudo de forma fim a fim para juntar melhor as experiências de uso de software e hardware”, disse.
Ele garantiu que o Google vai investir mais em sua estratégia de vendas. “Com o Pixel temos uma parceria profunda com a Verizon, com quem venderemos o aparelho nos Estados Unidos, e vocês verão novidades em vendas conforme nos aprofundamos nisso”, avisou. A Verizon é a maior operadora de telefonia móvel em número de clientes dos Estados Unidos. Além disso, a Google contratou o ex-CEO da Motorola Mobility, Rick Osterloh, para comandar sua divisão de hardware.