Google obtém dados de localização mesmo que usuário não autorize

Associated Press e Princeton denunciam coleta de informações à revelia dos usuários que desabilitaram funcionalidade "Histórico de Localização" nos serviços do Google.

A agência de notícias Associated Press publicou reportagem nesta segunda-feira (13) em diz que o Google obtém dados de localização à revelia dos usuários. Segundo a apuração, a gigante digital tem acesso à informação mesmo quando o dono do celular não autoriza a coleta do dado.

A coleta aconteceria tanto em celulares Android, quanto em iPhones com aplicativos do Google instalados. Pesquisadores da universidade de Princeton, nos EUA, tiveram acesso ao material apurado pela agência e corroboraram a denúncia. Conforme a investigação, basta entra no aplicativo de mapas ou realizar uma busca na ferramenta do Google, que a empresa registra a localização do usuário no momento.

Procurado, o Google disse à AP que para deixar de coletar os dados de localização é preciso mais do que desligar o recurso Location History, que armazena o histórico de locais em que a pessoa esteve com o celular. Afirmou que é preciso, também desabilitar a funcionalidade “Web and App Activity” (Atividade na Web e de Web).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122