Google Maps disponibiliza recursos para ajudar usuários durante pandemia

App agora possui alertas que mostram serviços de transporte com circulação reduzida e horários de lotações nas estações de metrô e ônibus

A recente versão do Google Maps para Android e iOS traz recursos novos que ajudam os usuários a encontrar informações importantes caso seja necessário sair de casa, de carro ou transporte público durante o período da pandemia.

A partir desta segunda-feira, 8, será possível saber em quais horários as estações costumam estar mais cheias. Basta digitar o nome de uma estação no app para ver os horários dos trens e dados sobre lotação.

Ao longo das próximas semanas, todas essas informações vão começar a aparecer, alimentadas por dados agregados e anônimos de usuários que deixam o Histórico de Localização habilitado no Google. Como proteção aos usuários, as informações só serão divulgadas quando a empresa armazenar dados suficientes para atender às exigências de privacidade.

Os alertas se baseiam em informações atualizadas dos departamentos locais de trânsito. Podem, por exemplo, mostrar serviços de transporte cuja circulação está limitada devido a recomendações do governo local. Além disso, mostram estações e linhas onde o uso de máscara é obrigatório.

Segundo a empresa, as recomendações de trânsito estão sendo introduzidas na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, França, Índia, México, Holanda, Espanha, Tailândia, Reino Unido e EUA, onde o aplicativo possui informações de agências de trânsito locais.

Ano passado

No ano passado, o Google Maps passou a oferecer um recurso que prevê a movimentação de pessoas no transporte público. As previsões ajudam as pessoas a saber se uma linha de ônibus ou metrô pode estar lotada.

Em fevereiro deste ano, foram anunciadas também novidades como temperatura, acessibilidade e segurança a bordo do transporte público – bem como vagões reservados para mulheres, em cidades onde esse serviço é oferecido. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10893