Google lança serviço de comunicação unificada

Companhia anunciou versão do Voice para G Suite. Drive para empresas agora pode ser contratado individualmente.

O Google entrou no mercado de telefonia para empresas. A gigante anunciou hoje (25) o lançamento do Google Voice para G Suite, sua plataforma de colaboração online. A aplicação complementa as ferramentas de chat e de videoconferência já existentes da empresa, e permite a realização de chamadas e recebimentos via smartphone.

O Google Voice para empresas também é integrado ao Calendar (a agenda do Google), facilitando a criação de eventos e chamadas em grupo. Tem ainda a capacidade de definir numeração telefônica para cada ramal.

Como tudo lançado pelo Google durante o evento Next 2018, que acontece nesta semana em São Francisco (EUA)*, o Voice para empresa tem também recursos de inteligência artificial. Especificamente, ele transcreve recados deixados na caixa postal para leitura posterior. Também bloqueia o recebimento de telefonas indesejados (spam telefônico).

Google Drive agora pode se contratado sem G Suite

A empresa também anunciou que a partir de hoje qualquer empresa pode contratar seu serviço de armazenamento de dados, o Drive, mesmo sem ter o G Suite. A precificação será feita com base no consumo. Além do armazenamento, o contrato prevê entrega de serviço de segurança.

Outra ferramenta que poderá ser contratada autonomamente é a Busca para empresas. O mecanismo passa a ser capaz de encontrar documentos em todas as bases de dados da contratante, em nuvem privada ou pública.

*O jornalista viajou a convite do Google

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4404