Google gera impacto econômico de R$ 188 bi no Brasil em 2023

Presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, apresenta estimativa anual do impacto da empresa para a economia do país, em evento com participação do Ministério da Justiça e menções a parcerias com o Poder Público.

O Google realizou hoje, 11, em São Paulo, mais uma edição do evento em que apresenta resultados e iniciativas praticadas no Brasil. Ali, afirmou que a empresa gerou um impacto econômico de ao menos R$ 188 milhões em 2023.

O valor é a soma do dinheiro que circulou nas plataformas Google Search, Google Ads, Google AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube.

A análise é divulgada desde 2018, e considera os benefícios financeiros e de produtividade que as ferramentas do Google proporcionam às empresas locais. O número inclui o retorno de investimento gerado aos anunciantes ao fazer campanhas de publicidade, a receita compartilhada com editores, desenvolvedores e criadores de conteúdo e economia de custos e ganho de receita pelas empresas a partir do uso da nuvem.

“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os cinco maiores para nossas principais plataformas”, afirmou no evento o presidente da companhia no país, Fabio Coelho.

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, apresenta-se durante evento da empresa em São Paulo (Divulgação - 11/06/204)
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, apresenta-se durante evento da empresa em São Paulo (Divulgação – 11/06/204)

O executivo também afirmou que nos últimos cinco anos, 35 milhões de brasileiros que entraram na internet pela primeira vez o fizeram utilizando dispositivo Android. E que o número de empregos gerados indiretamente é de ao menos 28 mil.

Política fica (quase) de fora

Atualmente, estão em discussão em Brasília várias pautas relacionadas às plataformas digitais, entre as quais, o Google. De inteligência artificial à cobrança por alto volume de dados trafegados em redes de telecomunicações, a empresa é lembrada por autoridades como integrante do grupo gigantes que podem ser alvo de regulações no futuro próximo – ao lado de Apple, Amazon, Microsoft, Meta, Netflix e TikTok.

No evento, Coelho não tocou em tais questões. Concentrou sua fala no impacto que a companhia tem na economia e na sociedade do país. Listou iniciativas de formação de profissionais certificados em tecnologia e contribuições a organizações sociais realizadas via leis de incentivo.

James Manyika, vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, apresentou a perspectiva da empresa sobre o desenvolvimento de inteligência artificial, cuja regulação está em pauta no Senado brasileiro.

O executivo lembrou que a companhia elaborou suas próprias diretrizes, pelas quais a IA deve: Ser socialmente benéfica, evitar vieses injustos, ser construído e testado com segurança, ser responsável com as pessoas, incorporar princípios de privacidade, utilizar padrões científicos elevados, ser disponível para usos apenas conforme estes princípios. Mas concentrou o foco no interesse comercial.

“Para aproveitar as oportunidades da IA e ao mesmo tempo enfrentar seus desafios, será necessário o trabalho conjunto de todos. É por isso que, no Google, estamos comprometidos em fazer parcerias com pessoas, organizações, empreendedores e empresas em todo o Brasil”, afirmou.

MJSP e Prefeitura do Rio

Embora os executivos não tenham feito menções diretas a questões políticas e governamentais, houve participação de Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo do MJSP, que subiu ao placo para elogiar a iniciativa do Google em bloqueio de smartphones.

Já Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, participou em vídeo sobre a iniciativa Green Light, pela qual o Google vem utiliza dados de trânsito do Google Maps na cidade e envia recomendações de alteração de temporizadores de semáforos, a fim de tornar o tráfego de carros mais ágil.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a participar do projeto. O programa em parceria com a cidade e a CET-Rio até agora já forneceu recomendações que afetam mais de 4 milhões de veículos por mês. O Green Light também está sendo implementado na cidade de Campinas, São Paulo, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Outra iniciativa que envolve o Poder Público e foi apresentado diz respeito a enchentes. O Google estão ampliando o número de cidade que recebem alertas emitidas por inteligência artificial com base em dados do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional das Águas. Hoje, as previsões baseadas em IA cobrem quase 400 localidades em todo o país.

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Rafael Bucco

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