Google diz que processo europeu sobre o Android pode prejudicar desenvolvedores

Empresa diz que contratos com fabricantes são feitos para garantir mínimo de compatibilidade entre aparelhos e apps

android-Marshmallow-sdkO Google respondeu hoje, 10, a questionamentos da Comissão Europeia sobre suposto abuso de posição dominando no mercado de sistemas operacionais móveis. A Comissão acusa o Google de forçar fabricantes dar preferência a seus aplicativos, impedindo que os celulares tragam, por exemplo, mecanismos de buscas concorrentes. Mas, claro, a empresa não concorda nem um pouco.

Kent Walker, vice-presidente e conselheiro geral do Google, voltou a escrever no blog da companhia para expor a argumentação que será usada no caso. Segundo ele, a acusação da Comissão Europeia só faz sentido esquecendo-se que o Android concorrente com um oponente de peso, o iOS, da Apple. “Ignorar essa competição é não compreender um ponto fundamental do mercado de smartphones hoje”, diz.

Além disso, ele diz que a Google teme que o processo subestime a importância dos desenvolvedores de aplicativo. “Há 1,3 milhão deles somente na Europa, que dependem de um framework estável. Por ser aberto, o Android é vulnerável à fragmentação, que é também uma ameaça ao sistema. Para combater isso, trabalhamos com os fabricantes para estabelecer um nível mínimo de compatibilidade”, afirma.

Os contratos entre Google e fabricantes, portanto, servem para garantir uma base e permitir que os desenvolvedores possam criar um programa que funcione em diferentes modelos de celular. “E isso estimula a competição entre aparelhos Android e entre o Android e a Apple”, defende. Ele conclui dizendo que os contratos com os fabricantes não impedem que outros apps sejam instalados além daqueles criados pela Google.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10568